segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Por que o céu é azul?


Todo mundo sabe que a luz branca, emitida pelo sol, é na verdade composta de sete cores básicas. Elas variam do violeta ao vermelho, cada uma com sua freqüência.
As moléculas de ar que compõem a atmosfera da Terra, por sua vez, refletem, absorvem e difundem a radiação solar. “A luz do Sol, também chamada de luz branca, entra na atmosfera e é espalhada pelas moléculas do ar – principalmente nitrogênio – para todas as direções”, diz o físico Alexandre Souto Martinez, do Instituto de Física e Matemática da USP de Ribeirão preto.
A luz azul tem uma freqüência muito próxima daquela de ressonância dos átomos da atmosfera, ao contrário da luz vermelha. Assim, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas das moléculas com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é reemitida em todas as direções, num processo chamado dispersão de Rayleigh. A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.  


Fonte:  Revista Mundo estranho - novembro de 2001
Alexandre Souto Martinez, do Instituto de Física e Matemática da USP de Ribeirão preto

Um comentário:

  1. professora,é a natália a que era da 5d,lembra????pro,to morrendo de saudades de voce!!!!!!!!!!!!!!!!!!como vc tá?se tiver alguma rede social,me responde;bj bj bj s2

    ResponderExcluir