domingo, 7 de agosto de 2011

Acenda o Cigarro e Sinta Dor

Fonte: Brasil Escola


Uma equipe de pesquisadores ingleses descobriu um fato surpreendente: fumar dói. Pelo menos  essa é um revelação de um estudo, que revela: fumantes correm maior risco de sentir dores musculares e articulares  que os não fumantes. Até mesmo ex-fumantes, entre os indivíduos estudados, queixavam-se mais de dor que aqueles que nunca fumaram, levando a possibilidade de que existe algo na fumaça do tabaco que causa lesão a longo prazo do tecido muscular ou respostas neurológicas.
O fato de haver algum tipo associação entre tabagismo e a dor não significa necessariamente que o tabagismo causa dor – mas há no mínimo duas formas pela qual poderia fazê-lo, ressaltam os pesquisadores. A nicotina no tabaco aumentaria a percepção de dor, com seu efeito estimulante. E o tabaco poderia lesar o tecido musculoesquelético, possivelmente por redução do suprimento sanguíneo para o tecido ou por interferência na oferta de nutrientes vitais para músculos e articulações.

Fonte: As novas descobertas médicas que vão fazer diferença na sua vida – Rio de Janeiro 2004 - Seleções da Readers Digest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário