domingo, 24 de julho de 2011

Por que alguns animais podem regenerar membros inteiros?

Alguns invertebrados possuem células que não são diferenciadas – não pertencem a um tecido específico. Quando eles perdem alguma parte do corpo, essas células podem se diferenciar para formar novos tecidos, regenerando assim a parte perdida. Vários invertebrados têm essa capacidade de regeneração, como as planárias e as estrelas do mar. Em alguns animais as células diferenciadas podem se originar de células diferenciadas – como as de um músculo, por exemplo – para então reconstituir a parte perdida ou amputada.
Insetos como baratas, percevejos, grilos e bicho pau, além de todos aqueles que fazem a metamorfose completa, como borboletas e os besouros, regeneram seus apêndices (penas, antenas ou peças bucais) a partir de células indiferenciadas, que ficam próximas ao local da perda. Se um inseto perde uma perna, por exemplo, a base da perna restante guarda informações para regenerá-la. Nesses grupos, entretanto, a regeneração está restrita aos estágios imaturos, não ocorrendo após o inseto ter atingido a fase adulta. Isso porque, quando adultos, os insetos não produzem mais a cutícula, esqueleto externo que é trocado enquanto ainda estão crescendo. Assim são capazes de regenerar partes de seu corpo apenas durante o seu desenvolvimento.

Fonte: Jorge Luiz Nessimian - Laboratório de Entomologia, Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Coleção explorando o Ensino


Nenhum comentário:

Postar um comentário