terça-feira, 12 de julho de 2011

As cobras mais venenosas do mundo

A Cobra-real

Fonte: Youtube 


O veneno da cobra-real não é o mais potente. Entre as cobras terrestres, esse veneno pertence à taipan da Austrália. Suas presas de 1,3 centímetros liberam uma dose enorme, de até sete mililitros de veneno. A letalidade do veneno depende de uma combinação de sua potência, do volume liberado e do tamanho da vítima. Uma picada de cobra-real pode matar um ser humano em 15 minutos, e um elefante adulto em algumas horas.

Cobra Taipan Australiana

Foto: Olive colored Fierce Snake 

A cobra Taipan da Austrália tem um veneno forte o suficiente para matar até 12.000 porquinhos-da-índia. Seu veneno coagula o sangue da vítima, bloqueando as artérias ou veias. Também é altamente neurotóxico. Antes do desenvolvimento de antídotos, não havia sobreviventes conhecidos de uma picada de Taipan. A morte ocorre tipicamente dentro de uma hora. Mesmo com o sucesso na administração de um antiveneno, a maioria das vítimas tem uma estadia extensa em cuidados intensivos.



Cobra da Morte

Fonte: Venomdoc Photos


A cobra-da-morte é encontrada na Austrália e Nova Guiné. Ela caça e mata outras serpentes. Parece bastante com as víboras, já que tem cabeça em formato triangular e corpos pequenos e achatados. Normalmente, injeta em torno de 40 a 100mg de veneno nas vítimas. Uma mordida não tratada da cobra-da-morte é uma das mais perigosas do mundo. O veneno é uma neurotoxina; uma picada provoca paralisia e pode causar a morte dentro de 6 horas, devido à insuficiência respiratória.


Naja Cuspideira  


A cobra cuspideira tem um veneno que é o mais mortal de todas as espécies de naja, e elas são capazes de cuspi-lo até 3 metros longe. O veneno é uma neurotoxina que afeta a função cardíaca e respiratória, e pode causar neurotoxicidade, paralisia respiratória e morte em 30 minutos. Sua picada provoca apenas danos mínimos no tecido. Os sintomas podem incluir dores de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, tontura, desmaio e convulsões.


Mamba-Preta
Fonte: Youtube


A cobra Mamba-preta é conhecida por sua agressividade e ataque de precisão mortal. Elas também são as cobras terrestres mais rápidas do mundo, capazes de atingir velocidades de até 20 km/h. Podem atacar 12 vezes seguidas. Uma única mordida é capaz de matar entre 10 e 25 adultos. Seu veneno é uma neurotoxina de ação rápida. O sintoma inicial da picada é dor local na área da mordida, embora não tão grave quanto de cobras com venenos hemotóxicos.


Serpente marinha - Bônus


A cobra marinha Bônus é encontrada nas águas do sudeste asiático e na Austrália setentrional. É a serpente mais venenosa conhecida do mundo: alguns miligramas de seu veneno são fortes o suficiente para matar 1.000 pessoas. Porém, menos de um quarto de suas mordidas contém veneno; elas são relativamente dóceis. Pescadores são geralmente as vítimas dessas picadas.


Cascavél

Fonte: Youtube

A cascavel faz parte da família da jararaca. Surpreendentemente, os filhotes são considerados mais perigosos do que os adultos, devido à sua incapacidade de controlar a quantidade de veneno injetado. A maioria das espécies de cascavel tem veneno hemotóxico, que destrói tecidos, órgãos e causa coagulopatia (interrompe a coagulação do sangue). Cicatrizes permanentes são muito prováveis no caso de uma picada venenosa. Mesmo com tratamento imediato, sua mordida pode levar à perda de um membro ou à morte. Dificuldade em respirar, paralisia, salivação e hemorragias também são sintomas comuns. Mordidas de cascavel, especialmente de espécies maiores, são muitas vezes fatais.


Inland Taipan

Inland Taipan3 500x352 As 5 cobras mais perigosas do Mundo 

A espécie Oxyuranus microlepidotus é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo (que faz o sangue se liquifazer, destruindo as células sanguineas, podendo ocorrer hemorragias internas), inoculado através de duas presas fixas que tem na parte posterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos.


Naja – Phillippine


 Philippine cobra 3 As 5 cobras mais perigosas do Mundo

A Naja Phillippine é a segunda cobra mais mortal do planeta. Com seu tamanho pequeno, essa cobra possui um dos venenos mais mortais do mundo. Com apenas uma gota de veneno, a neurotoxina afeta os batimentos cardíacos, paralisa função respiratória e pode causar a morte em menos de 30 minutos. A Naja é capaz de cuspir o seu veneno até 3 metro de distância.


Indian Krait

KRAIT copy 500x333 As 5 cobras mais perigosas do Mundo


Essa cobra, que ocupa o terceiro lugar da lista, possui uma coloração negra azulada com faixar brancas sobre o corpo. Por ser extremamente potente, o veneno da Krait é se espalha rapidamente nas veias sanguineas, causando paralisia muscular. A vítima começa a ter espasmos, cãibras, tremores que comprometem o funcionamento dos orgãos. É encontrada principalmente na Índia, Paquistão e Srilanka.

King Cobra ou Cobra-Real

kingcobra As 5 cobras mais perigosas do Mundo


Essa serpente possui a capacidade de inocular grandes quantidades por mordida, o que a torna uma das serpentes mais letais. Numa só mordida ela pode libertar até sete mililitros de neurotoxina, suficiente para matar 20 pessoas ou até um elefante. Porém, tal como a maioria das cobras, é tímida e evita o contacto com o homem e só se for acossada se torna ferozmente agressiva.Encontradas no Sudeste Asiático e Índia.

Cobra Coral-verdadeira


 

No Brasil a coral-verdadeira (Micrurus sp.), é uma das cobras mais venenosas. 
As verdadeiras pertencem a família elapidae, com grande diversibilidade geográfica Inclusive no Brasil, sendo as mais encontradas: Micrurus frontalis e Micrurus corallinus, essas entre as mais venenosas, sua picada quase sempre é mortal mesmo para o homem adulto, sendo necessário o sôro anti-elapí dico de imediato.


2 comentários: